Isaac busca espaço no Atlético para seguir caminho de jovens lapidados por Cuca no futebol
- 07/07/2025
Atlético Mineiro enfrentará o Bahia, em Salvador
Após um mês sem jogos oficiais, o Atlético Mineiro volta a campo neste sábado (12), às 21h, diante do Bahia, pela 13ª rodada do Brasileirão Betano. A partida será na Arena Fonte Nova, em Salvador, com o Galo buscando manter sua invencibilidade na competição nacional.
O Atlético encerrou a primeira metade do Brasileirão Betano ocupando a sétima posição na tabela, somando 20 pontos em 12 jogos disputados. A equipe mineira tem a mesma pontuação do Fluminense, atual sexto colocado com uma partida a menos, mas fica atrás no critério de vitórias: cinco contra seis do clube carioca.
Até agora, o único reforço confirmado pelo Galo para a retomada da temporada, após a pausa provocada pelo Mundial de Clubes, é o atacante Isaac, de 21 anos, que vive a expectativa de engrenar de vez com a camisa alvinegra. Uma das promessas da base, Isaac fez apenas cinco aparições como profissional até o momento: três delas em 2023 e outras duas em 2024.
Ganso e Dudu despontaram sob o comando de Cuca
Ao longo de sua extensa trajetória como treinador, Cuca tem se notabilizado por dar espaço a jovens jogadores, seja revelando novos talentos ou dando continuidade ao desenvolvimento de atletas em início de carreira, incluindo alguns que hoje voltam a atuar sob sua orientação no Atlético. Confira alguns jovens lapidados por Cuca:
Quando Cuca assumiu o Grêmio em 2004, o jovem Anderson, então com 16 anos, jogava como lateral-esquerdo. O técnico enxergou potencial no garoto e o deslocou para o meio-campo, onde passou a se destacar. Em 2003, o zagueiro Edcarlos havia feito alguns jogos pelo São Paulo. Com a chegada de Cuca, passou a ganhar sequência e se firmou, sendo peça importante no Tricolor.

O meia Ganso, talentoso e criativo, tinha apenas 19 anos e cinco jogos no profissional quando Cuca assumiu o Santos. A partir de então, seguiu recebendo oportunidades até despontar no clube. Cria da base do Cruzeiro, Dudu participou de apenas cinco partidas em 2009. Em 2010, com Cuca no comando, começou a ter mais espaço e iniciou sua trajetória ascendente no futebol.
Bernard também brilhou pela primeira vez com o treinador
Lançado em 2011, Bernard, então com 18 anos, havia participado de apenas cinco jogos até a chegada de Cuca. Foi com o novo técnico que o jovem atacante deslanchou. Em 2013, com o mesmo treinador, brilhou na campanha do título da Libertadores. Jemerson, com 20 anos, só havia atuado durante um empréstimo. Cuca apostou no jovem em 2013, mesmo com Réver e Léo Silva como titulares.
Gabriel Jesus já havia sido promovido no Palmeiras em 2015. Mas foi sob a batuta de Cuca, em 2016, que o atacante atingiu outro patamar, ganhando vaga na Seleção e sendo negociado com o Manchester City. Vindo da base do Ceará, Artur foi lançado por Cuca em 2016. Embora tenha tido poucas oportunidades devido à forte concorrência, passou a integrar o elenco principal.